segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Fusca tunado


O Fusca é, ainda hoje, um dos carros mais amados do mundo e um dos carros mais fáceis de se aplicar o tuning. O primeiro modelo de Fusca foi fabricado em 1935, na Alemanha, pela Volkswagen. De lá para cá tornou-se o carro mais vendido do mundo, mesmo tendo seu último modelo produzido em 2003, no México.

O que muita gente desconhece é que a história do Fusca teve muitos interesses e intervenções. Até um fábrica foi aberta durante o projeto do Fusca. Isso aconteceu no período da Segunda Guerra Mundial, teve influencia do próprio Hitler, e guarda até hoje muitos segredos. O projeto do Fusca tinha alguns objetivos militares, como: ser barato, econômico, facilmente adaptável e com espaço interno suficiente para levar uma família alemã tradicional (com dois adultos e três crianças) ou três soldados e suas metralhadoras.

Quando, finalmente, foi lançado não fez muito sucesso, porém logo sua versatilidade mecânica e baixo custo popularizaram o Fusca. As alterações no motor e na lataria do Fusca eram tão práticas e fáceis de montar que os fuscas tunados se espalharam por todo o mundo. Os Fuscas tunados possuem alterações desde caseiras, transformando-os em gaiolas, bajas ou triciclos até profissionais, que já geraram aviões, motos, barcos e bombas d’água ou geradores.

Os modelos adaptados de Fuscas Tunados, algumas vezes, chegam a superar os automóveis off-roads em alguns terrenos, devido a tração traseira original do fusca, seu peso baixo e o motor confiável. Mesmo com a parada da produção do fusca, ainda é fácil encontrar carros disponíveis para aplicar o tuning, já que o fusca é muito popular. É claro que muitos modelos encontrados nas ruas hoje estão em frangalhos, e a única saída para eles é construir um Fusca envenenado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário