terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Texto e dicas para vc tunar o seu carro

Quer uma dica? Lá vai, dependendo da grana disponível (ou o que vc tiver disposto a gastar siga a ordem abaixo).

Primeiramente tune a parte interna:
- Volante, câmbio, painel, bancos, pedaleiras.

Depois tune a parte externa:
- Aerofóleo;
- Rodas de liga leve;
- Kit aerodinâmico: Paralamas (traseiro e dianteiro) e spoiler.

Por último c vc quiser mexer no motor:
- Trabalho no cabeçote;
- Carburação (c o carro possuir carburador), giclês e agulha de alimentação;
- No caso de injeção eletrônica, c pode reprogramar o ship da injeção.
- Filtro de ar;
- Kit de câmbio rápido;
- Turbo;
- E por último (apenas se quiser) um kit da NX.

No caso do som:
- Primeiramente módulo de potência;
- Caixas coaxiais nas portas;
- Dois alto falantes de 12 (Kicker) no portas malas.

Iluminação:
- Lâmpadas Xenon, e neon na parte inferior do carro e parte traseiro seguinido o contorno do vidro traseiro.

Corsa tunado

O interessante dos carros tunados é que o dono do carro pode modificar o que quiser dentro do carro - desde o som até as peças. Um dos carros mais tunados é o corsa. O corsa tunado fica moderno e arrojado com as suas peças cromadas, pintura diferenciada, rodas de liga leve, carcaça rebaixada e som super potente.Com a moda dos carros tuning, muitas pessoas estão tunando e modificando os seus possantes. Carros modernos nos dias de hoje se tornam facilmente tunados, como por exemplo o vectra tunado, que é um carro esportivo. Podemos falar tambem do Zafira tunado, interiormente ele possui um sistema de som com 4 subwoofers de 12 polegadas, 2 kits de 3 vias de woofers.O Tuning é um termo estrangeiro que significa “aperfeiçoar” e nesse sentido, é claro, significa aperfeiçoar as peças do carro. As pessoas modificam as peças, engrenagem, pintura, sons, motores, tornam seus carros equipados e assim acabam personalizando o automóvel de acordo com os seus gostos pessoais e padrão de vida. O corsa tunado geralmente é daquelas pessoas que adoram um carro compacto, mas não deixam de lado aventureiro, esportivo, moderno e arrojado. Alem do corsa tunado, o honda civic tunado é um carro potente, mais eficiente e mais barato que o tradicional e complexo sistema hidráulico de direção, já está consolidado nas montadoras o sistema de direção elétrica.Mulheres normalmente são donas de corsa, por ser um carro pequeno e fácil de dirigir. Elas tambem gostam muito do Fox tunado, pois ele é um carro cheio de acessorios que as mulheres adoram. Mas muitos homens estão querendo um corsa tunado pelo fato dele chamar a atenção não só nas pistas, como também das mulheres – que adoram o carro corsa.O corsa tunado fica com maior poder de arranque com o motor preparado e com um “ar” de carro de arrancada, com seus holofotes estilo angel eye.

Zafira tunada


O Zafira é um carro fabricado no Brasil pela Chevrolet, desde 1999. O modelo original da Zafira é da Opel, que foi comprada pela Chevrolet. O Zafira tem a mesma plataforma do Chevrolet Astra, e compete, no Brasil, com o Xsara Picasso da Citroën e o Renault Scenic. Em 2005, o Zafira foi eleito a melhor Minivan Nacional pela revista Quatro Rodas. Há ainda 3 versões do Zafira: o Comfort, o Elegance e o Elite, que vem com câmbio automático.

Mas o que mais impressiona nesse Zafira é Tuning é o interior. O sistema de som implantado foi a parte mais cara do projeto e conta com 4 subwoofers de 12 polegadas, 2 kits de 3 vias de woofers. Fora os 2 amplificadores de banda 2VO e 1 amplificador de banda 4.8. Isso, sem contar que os bancos traseiros foram retirados e o porta malas tomado por 4 telas onde é possível assistir DVD’s ou jogar playstation, instalado no porta luvas. Esse super Zafira Tunado teve uma única alteração mecânica: uma suspensão independente que faz o carro baixar até o chão.

Gol quadrado tunado


Um dos maiores sucessos da indústria nacional, o VW Gol fez sua história e ainda hoje cativa inúmeros fãs, principalmente em suas versões esportivas. A história não foi diferente com Cristiano e Renato, dois amigos que tratam seus exemplares a pão-de-ló e muito zelo.O primeiro carro nacional com injeção eletrônica chegou ao mercado causando furor e quebrando alguns paradigmas. A carroceria "quadrada" que tanto agradava aos entusiastas, recebera no ano de 1988 o mesmo motor do VW Santana de quatro cilindros e 2.000cc equipado com a injeção Bosh LE-Jetronic, o GTi passara a desenvolver 112cv @ 5.600Rpm com torque de 17,5Kgfm @ 3.400Rpm. Com o motor AP-2000i do Santana e uma carroceria de pouco mais de 1.000kg, o VW Gol GTI era capaz de acelerar de 0 a 100km/h em 9,2 segundos e atingir a velocidade máxima de 185km/h. Estas marcas ajudaram a contruir a imagem de carro esportivo que a VW tanto desejara.

Em 1991 a linha Gol ganhara novos traços e, principalmente, novas rodas. Herdadas do carro-conceito Orbit, as famosas rodas orbitais foram incorporadas aos GTI. Com novos traços arredondados nos faróis, mas sem descaracterizar a linha, a versão GTI ia ganhando cada vez mais admiradores mesmo com a chegada dos Ford Escort XR3 e Chevrolet Kadett GSI.

Punto tunado

A preparadora alemã Novitec, especializada na preparação de automóveis do grupo Fiat, Ferrari, Alfa Romeo, Maserati, e Lancia, apresentou nesta semana uma versão especial do Grande Punto, de três portas, recém lançado no Brasil.

Denominado pela empresa de "Novitec Grande Punto II X-One", o modelo dispõe de um completo kit aerodinâmico formado por saias laterais, spoilers traseiro e frontal, aerofólio traseiro e capô com desenho exclusivo e entradas de ar nas extremidades.

A lista de itens diferenciados compreende ainda rodas de 18 polegadas calçadas com pneus esportivos 215/35 R18, grade nova do radiador, saídas de escape cromadas, máscaras nos faróis dianteiros e suspensão ajustável, que permite diferentes regulagens.

O interior recebeu pedaleiras de alumínio e tapetes nas cores preta e vermelha com o desenho dos logotipos da Novitec. Além do visual, a customizadora também alterou algumas características do motor 1.9 litro JTD, a diesel, que equipa o Grande Punto convencional.

Com uma nova central de gerenciamento elétrico, equipamento exclusivo da Novitec, e a otimização do sistema de exaustão, o propulsor gera 162 cavalos de potência. A versão "mexida" entrega 33,44 kgfm de torque, disponíveis a 1.950 rpm.

A Novitec garante que o "Grande Punto II X-One" acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 210 km/h.

Voyage tunado


Conforme prometemos na última terça-feira (29), vamos falar sobre alguns equipamentos especiais que a Volkswagen oferecerá para a gama Gol e Voyage.

Chamada de Volkswagen Tech, essa linha é composta por 14 itens. São eles: sensor de estacionamento, bancos de couro, roda de liga leve de 15”, equipamentos de áudio, aerofólio traseiro, kit de direção hidráulica, kit de alarme, kit de vidros e travas elétricas, adesivos de coluna e de soleira, tapete de assoalho, tapete de porta-malas, pedaleiras, porta-objetos (cinzeiro) e acendedor de cigarros.

Além destes, como já antecipamos, a estrela da linha é o navegador com Bluetooth. Como o leitor Weddly bem explicou, ele é um GPS convencional e fica preso no pára-brisa com uma ventosa. Porém, ele se conecta por meio da tecnologia citada ao computador de bordo I-System e ao aparelho de som do carro. Dessa forma, a direção que o motorista deve seguir pode ser vista em pictograma exibido no painel e ouvida simultaneamente no sistema de som do carro que, nesse caso, deve ser o original da própria VW.

Aos leitores que perguntaram sobre a eficácia do dispositivo, posso adiantar que tive a oportunidade de dirigir um Voyage na época do lançamento por cerca de 40 quilômetros em Florianópolis, SC, equipado com o GPS em questão. Sem conhecer previamente a cidade, o aparelho foi de grande ajuda e o fato de utilizar os alto-falantes do carro torna mais clara a compreensão das indicações a seguir, assim como a informação projetada no painel, pois fornece uma visualização mais rápida e objetiva sem forçar o condutor a olhar para o mapa na tela do navegador. No cômputo final, ele vale a pena. Seu preço ainda não foi divulgado pela VW, mas entraremos em contato com a montadora para obtê-lo.

Sobre a cor

Aproveito este post para informar os visitantes do Teste dos 100 Dias que a cor vermelha do Voyage mostrado na foto do 15º dia estará à venda. Ela se chama Vermelho Apple e é exclusiva do sedã.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Saveiro tunada

A Saveiro é carro utilitário leve, produzido pela Volkswagen desde 1982. A Saveiro Tunada faz parte da linha Volkswagen Gol, acompanhando sempre suas gerações. Antes a saveiro tunada possuía um design mais “quadrado”, depois mudou, assim com o gol, para a geração “bola”. Atualmente está na quarta geração e é a picape pequena que mais vende no Brasil, e com isso novas saveiros tunadas aparecem a casa dia.Esse carro possui uma adaptabilidade muito grande e por isso a Saveiro é usada para fazer carros tunados de todos os gostos. A saveiro tunada é comum principalmente pelos apaixonados por som de alta potência.Algumas adaptações são feitas na carroceria da Saveiro para transforma-la em uma saveiro tunada, colocando-se amplificadores e caixas de som, transformando-as em festas ambulantes. Entre os tunings mais populares para uma Saveiro tunada, temos ainda a instalação de rodas de liga leve com aro 16 ou 17, pinturas personalizadas na lataria, saídas de escapamentos esportivas, nitro, turbo e saias com entradas de ar.

Mustang tunado

Quando se fala que um carro é em verdadeiro puro sangue, logo se pensa em carros com motores de grande capacidade como o Mustang Tunado. Normalmente os proprietários começam pela adoção do comando de válvulas, depois escapamentos, corpo de borboletas retrabalhado e polido, filtros de ar, bicos injetores de maior vazão e bomba de combustível extra acoplada a original.

Deste modo não exigiu grandes modificações, o motor aumentou a potência, além de toda essa preparação no motor, os sistemas de suspensão e freios foram recalibrados para "agüentar" a potência extra conseguida. Assim o Mustang Tunado ficou com muita força em todas as faixas de rotação, ocasionando destracionamento das rodas a cada acelerada mais forte. Mas o proprietário tem que tomar um certo cuidado nos primeiros quilômetros, até se acostumar com o veículo.

O carro manteve o visual original e, por onde passa não chama atenção (mais do que qualquer outro Mustang), mas se convidá-lo para um "pega", não se anime muito, pois certamente você poderá ficar para trás. Nunca se esqueça de fazer as manutenções para que você não tenha problemas futuros com seu Mustang Tunado.

Fusca tunado


O Fusca é, ainda hoje, um dos carros mais amados do mundo e um dos carros mais fáceis de se aplicar o tuning. O primeiro modelo de Fusca foi fabricado em 1935, na Alemanha, pela Volkswagen. De lá para cá tornou-se o carro mais vendido do mundo, mesmo tendo seu último modelo produzido em 2003, no México.

O que muita gente desconhece é que a história do Fusca teve muitos interesses e intervenções. Até um fábrica foi aberta durante o projeto do Fusca. Isso aconteceu no período da Segunda Guerra Mundial, teve influencia do próprio Hitler, e guarda até hoje muitos segredos. O projeto do Fusca tinha alguns objetivos militares, como: ser barato, econômico, facilmente adaptável e com espaço interno suficiente para levar uma família alemã tradicional (com dois adultos e três crianças) ou três soldados e suas metralhadoras.

Quando, finalmente, foi lançado não fez muito sucesso, porém logo sua versatilidade mecânica e baixo custo popularizaram o Fusca. As alterações no motor e na lataria do Fusca eram tão práticas e fáceis de montar que os fuscas tunados se espalharam por todo o mundo. Os Fuscas tunados possuem alterações desde caseiras, transformando-os em gaiolas, bajas ou triciclos até profissionais, que já geraram aviões, motos, barcos e bombas d’água ou geradores.

Os modelos adaptados de Fuscas Tunados, algumas vezes, chegam a superar os automóveis off-roads em alguns terrenos, devido a tração traseira original do fusca, seu peso baixo e o motor confiável. Mesmo com a parada da produção do fusca, ainda é fácil encontrar carros disponíveis para aplicar o tuning, já que o fusca é muito popular. É claro que muitos modelos encontrados nas ruas hoje estão em frangalhos, e a única saída para eles é construir um Fusca envenenado.

Vectra tunado


O Vectra é um dos modelos mais queridos do Brasil nos dias atuais e isso tudo tem um porquê, sua bela estrutura comina para isso. Sua forma é bem montada, linhas e formas inteligentes.

Agora imagina tudo isso, incorporado a um Vectra tunado, isso mesmo um tuning de Vectra. Anote a dica ai, incorpore a seu Vectra airbags duplos, kits de alarme, rodas de liga leve, ar condicionado e freios ABS, tudo isso com o mesmo motor 2.0 Flex, com certeza com este conjunto fará inveja a muitas pessoas.

Gol Tunado




O gol tunado ganha charme e modernidade, lembrando os carros de arrancada, pelo estilo esportivo – natural do gol. No gol tunado você pode colocar luzes neon, lanternas de cristal, peças e engrenagens cromadas, bancos em couro, tapetes de alumínio – dando um estilo de carros de corrida, rodas de liga leve, som e motor potente e, é claro, pintura estilosa com tintas especiais para tunar.Além de, é claro, para deixar o carro rebaixado, pintá-lo de uma maneira mais invocada, com tintas especiais, que o deixam com o estilo de um verdadeiro “veloz e furioso”, essas são apenas algumas das possibilidades que você pode fazer com o seu carro. O carro mais tunado, sem dúvida, é o gol. Preferido por milhares de pessoas, o gol é a paixão nacional entre os carros mais vendidos e procurados da Volkswagen.

Kombi

A vida parecia mansa nos anos 60. Pelo menos até 64, antes do golpe. Aliás, o golpe, que inventaram de dizer que era revolução e que o Brasil iria pra frente, provocou uma anestesia profunda em grande parte da sociedade. A outra parte, consciente das perdas e do tiro na alma, partiu para a luta em busca de direitos, de oxigênio, de dignidade, enfim.
Mas quando se é criança e não se conhece a tragicidade que a ditadura provoca, a gente contempla e vive.
E então, em dias comuns, sem nada de especial, sem data marcada, passava pela nossa rua, a Albuquerque Maranhão, uma Kombi branca, muito limpa, e do alto-falante vinha a grande notícia: “chegou o bolacheiro, chegou. É bolacha, biscoitos e macarrão direto da fábrica...”.
O motorista, então, parava o carro e lá chegava a dona de casa para a compra do macarrão, a bolachinha para o café da tarde, as balas para os netos. Mas o pacote de macarrão talharim a gente via de longe, até porque paulistano adora comer macarrão e as quintas e domingos é sempre com frango, que pode ser assado, ensopado, não importa, mas é frango.
Após o simpático anúncio íamos correndo e o bolacheiro – que nunca soubemos o nome do protagonista – abria também um gavetão da Kombi e lá tinha de tudo: chocolates, balas, drops, chicletes. Era um delírio comprarmos um drops com balas mastigáveis chamado Banda e eram várias as opções de sabores. O mais gostoso era Banda laranja, mas tinha também de abacaxi e morango. Às vezes levávamos a Banda para o colégio, para a hora do recreio. Continuávamos a vida depois da saborosa aquisição e o bolacheiro ia embora, voltando somente no meio da semana seguinte.
Num desses dias, o meu pai chegou em casa exibindo, orgulhoso, um carro novo, zero. Era um fusca 67 vermelho. Era no 11 de setembro, quinta-feira e o almoço foi muito alegre. O macarrão com frango, naquele dia, desceu que foi uma maravilha. Afinal, um carro zero quilômetro naquele tempo era sinal de vitória, o resultado de uma longa luta. E com freqüência vinha a minha mãe falar do Juscelino, “que implantou a indústria automobilística no Brasil”. A dona Célia sempre falou muitíssimo bem do conterrâneo e ai de quem fizesse alguma crítica ao homem que gostava da música “como pode um peixe vivo viver fora da água fria. Como poderei viver?”... Mas a chegada do carro foi um deslumbramento só. Até hoje tenho esse carro, guardado na minha casa de São Paulo, na vila Sônia, que guarda memória, várias viagens a Minas, quando voltava abarrotado de coisas gostosas, até penca de banana verde, que amadurecia no caminho...
Rimar a voz do bolacheiro com o fusca vermelho me provoca a lembrança de uma infância simples e humana, com a certeza de que viver era bom e necessário para se construir felicidade. Aquelas gerações tinham uma visão de mundo encantadora: o esforço para que a vida fosse plena deveria estar ao lado da beleza, da contemplação, do olhar as luzes da cidade... E planejar... E sonhar.
Eu vivia intensamente e feliz ao olhar, da janela do meu quarto do sobrado da Rua Albuquerque Maranhão, as luzes da cidade. São Paulo à noite vista de uma janela não oferece riscos, medo ou apreensão. Oferece a imensa oportunidade de criar, imaginar e se deslumbrar.

Porsche


A marca Porsche é um mito, um nome associado ao desejo, ao sucesso, à tecnologia, uma paixão. Paixão esta que motivou os aficionados por esta marca a estabelecerem um intercâmbio de informações, atividades e estilo de vida em comum. Este intercâmbio se traduz em uma entidade chamada Porsche Club, que agrega mais de 110.000 membros em 510 instituições no mundo todo.

No Brasil, o Porsche Club do Brasil iniciou suas atividades após a reunião de alguns amigos, no dia 05 de Novembro de 1997. Quase dez anos após seu estabelecimento, o Porsche Club Brasil conta com pouco mais de 1000 associados e é o maior Porsche Club da América Latina.

A missão do Porsche Club do Brasil é proporcionar aos proprietários de automóveis Porsche atividades em que possam usufruir da capacidade esportiva, performance e tecnologia de seu automóvel, com toda a segurança e dentro de um ambiente familiar.

Para intensificar o clima de companheirismo e competitividade entre os associados, foi criado em 2001 o Porsche Club Cup, o campeonato interno do nosso clube. O participante recebe pontos a cada evento, tanto por sua presença quanto pelo desempenho nas competições, e, ao final do ano, o Campeão da Porsche Club Cup recebe um troféu transitório.

Em 2003, o Porsche Clube Brasil foi apresentado pela Porsche AG em Leipzig como modelo de implantação para outros clubes.

E para realizar a cobertura dos eventos do Porsche Club Brasil, editamos a Revista Clubnews, sua fonte de informação sobre o mundo Porsche. Atualmente, ela é distribuída aos proprietários de Porsche trimestralmente.